Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

?Empreendedor gosta de fazer e não falar?

Publicidade

Inovação significa conhecer o mercado, fazer da mudança uma parte da agenda da instituição, validar ideias antes de propô-las e montar uma equipe competente. E claro, planejar, executar e finalmente entregar. Esses foram os pontos abordados pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, professor Afonso Cozzi, que liderou o Painel de Referências Empreendedoras do Saúde Business Forum 2009. Para mostrar a inovação na prática, foram convidadas duas empresas reconhecidas no mercado pela constante busca por novas maneiras de se empreender.

Casos de inovação 

A primeira foi a Rede D´or, que viu em 1996 a deteorização dos hospitais públicos no Rio de Janeiro e o foco dos privados em pequenos centros de atendimento especializado como uma oportunidade para criar um novo hospital, que concentrasse várias especialidades na capital carioca. Assim começaram os hospitais da rede D´or.

O grupo hoje formado por hospitais no Rio de Janeiro e em Recife totaliza 2 mil leitos. Dentro do projeto de expansão da rede, que em maio do ano que vem contará com mais um hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro, a previsão de se chegar a 3 mil leitos até 2012. ?Nosso objetivo sempre foi cobrir geograficamente a cidade do Rio de Janeiro e responder as suas necessidades de saúde?, lembra o presidente da rede, Jorge Moll.

O segundo case foi do Grupo Fleury, que foi apresentado pelo CEO, Mauro Figueiredo. ?Nossa história é fortemente marcada por ações empreendedoras, como na área de processos e tecnologia?, reforça. Para impregnar a organização de uma cultura empreendedora, o Grupo Fleury adotou o sistema de incentivo, em que os funcionários são estimulados a dar novas ideias. No primeiro ano de implantação do programa, a direção da empresa recebeu mais de 2 mil sugestões. AS inovação está presente em todos os aspectos. ?Não usamos a palavra ?exame?, oferecemos uma solução. Essa consciência está impregnada nos nossos funcionários o que faz a empresa buscar constantemente a melhor solução para o paciente.?

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta