Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Em Portugal, médicos de família serão substituídos por unidades de saúde familiar

Publicidade

O Ministério da Saúde de Portugal vai substituir os médicos de família por unidades de saúde familiar (ASF), constituídas por médicos, enfermeiros e funcionários administrativos. O objetivo é reduzir o déficit de médicos de família, que já atinge 750 mil pessoas.
Até o fim de 2006, devem entrar em funcionamento 100 USF, que atenderão dois milhões de portugueses. Cada unidade atenderá de quatro a 14 mil pacientes. A meta para o final de 2007 é implantar 200 unidades.
O modelo previsto no programa é a constituição de uma equipe pelos próprios funcionários, com especificações sobre a área de atuação, o número de pacientes, planos de ação e nomeação do coordenador, que deve ser submetida à aprovação da Administração Regional de Saúde. Se aprovada, a equipe deve dar início aos trabalhos em até 60 dias.
A remuneração também será diferenciada, de acordo com o Regime Remuneratório Experimental (RRE). Os profisionais receberão prêmios por desempenho e ganhos de eficiência. O pagamento estará relacionado ao volume de pacientes atendidos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta