Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Em foco: Bahia opta por PPP para ter mais eficiência na gestão

Publicidade

O governo da Bahia estabeleceu a primeira parceria público-privada na área de saúde do Brasil.  O Hospital Geral do Subúrbio ficará sob a gestão das empresas Promédica, grupo de saúde do Estado, e pela Dalkia, de serviços, pelos próximos 10 anos.  O contrato estabelecido entre o governo e as empresas prevê a equipagem, organização e gestão dos serviços pelas administradoras, que em contrapartida deverão cumprir metas assistenciais.
A opção pelo modelo visa não só a sustentabilidade e a eficiência do serviço de saúde, mas também a facilidade na administração dos recursos. “Com esse modelo conseguimos ter uma administração mais eficiente, que, por exemplo, facilita a contratação de pessoal, facilita a gestão do serviço e a busca por resultados, o que na esfera pública acaba ficando engessado”, aponta o secretário estadual de saúde, Jorge Solla.
O governo do Estado investiu R$ 50 milhões na construção do prédio, e as empresas deverão investir mais R$ 50 milhões, inicialmente, para equipar o hospital.
O planejamento do modelo de parceria público-privada envolveu as secretarias de Saúde, Planejamento e a Procuradoria Estadual e levou um pouco mais de um ano para ser concluído. O projeto do hospital teve início em fevereiro de 2009, com a construção da unidade. Em fevereiro deste ano, foi realizada a licitação para a seleção das empresas, por meio da Bolsa de Valores de São Paulo, e a previsão é que hospital seja entregue em julho.  
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta