Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Elkis e Furlanetto inicia diagnóstico em urologia

Publicidade

A nova empreitada dos laboratórios Elkis e Furlanetto, de São Paulo, é a área de Urodinâmica, realizados na maior parte dos casos pelos médicos somente em hospitais ou clínicas especializadas. O objeitvo é facilitar o acesso de outros especialistas a esses exames, como de urologistas que não dispõem de tempo ou do equipamento endoscópico necessário. Para oferecer o serviço, o Elkis e Furlanetto investiu em equipamentos de última geração como o de avaliação urodinâmica da Dynamed, que conta com programa computadorizado, que realiza delineações gráficas, emite laudos e é acoplado a um microcomputador. Já o aparelho endoscópico é de tecnologia alemã e permitirá futuramente, através de sua integração ao sistema de captura de imagem, agregar novos serviços aos laudos, como a documentação fotográfica do procedimento. O laboratório também fez adaptações na estrutura física de seu Centro de Diagnósticos e treinou toda a equipe de auxiliares envolvida no trabalho.
Na unidade da Avenida Angélica, nº 2.229, poderão ser realizados os principais exames desta especialidade como o Estudo Urodinâmico, que envolve a análise do fluxo urinário e dos parâmetros de integridade funcional da bexiga, e a Endoscopia do Trato Urinário que avalia a uretra, a bexiga urinária e os meatos uretrais, para pacientes do sexo masculino e feminino. A previsão é que sejam realizados 50 exames por mês.
Estes exames são muito utilizados para se avaliar o pré e pós-operatório de cirurgia da próstata e da uretra, de forma a se avaliar a eficácia do tratamento e para verificar distúrbios da micção ou quantificar o resíduo pós-miccional e para outros fins.
Além das indicações acima, o Estudo Urodinâmico Completo também é solicitado pelos médicos para casos de perdas urinárias involuntárias ou de urgência, cistites de repetição, avaliação pós-traumatismo raqui-medular, distúrbios miccionais em pacientes diabéticos ou idosos e em alterações morfológicas da bexiga ou uretra.
A uretrocistoscopia é utilizada para avaliar a integridade da uretra, as concisões da próstata, do colo vesical e do esfíncter urinário externo, a integridade da mucosa intra-vesical (presença de tumores, corpos estranhos e inflamações), condições de eliminação da urina pelos meatos uretrais, avaliar hemorragias, pré e pós-operatórios de cirurgias de incontinência, oncológicas e ginecológicas. Além das avaliações acima, também será efetuar Biópsias Endoscópicas sob sedação, aumentando a acurácia e eficácia do diagnóstico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta