Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Eles precisam saber: Cresce a incidência de osteoporose entre homens

Publicidade

As mulheres na fase pré e pós menopausa estão cada vez mais atentas à prevenção e ao diagnóstico precoce da osteoporose, doença caracterizada pela diminuição da densidade mineral do osso. Agora, é a hora deles saberem mais sobre a alteração. “Aproximadamente 25% da população que têm osteoporose é composta por homens. Sabe-se ainda que na faixa dos 50 anos são mais comuns fraturas nos homens do que nas mulheres, porém essa prevalência se inverte com o passar dos anos”, destaca o médico Evandro Cunha, diretor do Hospital Urológico de Brasília.

Não é só a incidência no universo masculino que tem crescido. O número de fraturas de quadril entre homens tem aumentado consideravelmente ano após ano. “É importante citar que os índices de mortalidade entre eles após a fratura do quadril é maior do que entre as mulheres”, alerta o especialista.

No início silenciosa, a patologia demanda diagnóstico ágil, pois poderá comprometer severamente a qualidade de vida. “Todo homem acima dos 50 anos deve submeter-se a uma avaliação do perfil hormonal pelo menos uma vez ao ano e, a partir dos 60 anos, também a uma densitometria óssea”, orienta Dr. Evandro. O tratamento pode demandar o uso de cálcio, hormônios e a mudança do estilo de vida.

Carla Furtado

AthenaPress | Unidade do Grupo Athena

(61) 3326 2066 e 8473 3509

athenapress@grupoathena.com.br

www.grupoathena.com.br

Atendimento à Imprensa: Paula Tubino

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta