Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Einstein lança programas de atenção domiciliar

Publicidade

O hospital Albert Einstein lançou o Baby Care Einstein e o Family Care, com o objetivodom de inovar seus serviços de assistência iciliar. Os programas estão centrados nos cuidados de crianças e idosos. A expectativa é gerar mais de 3 mil procedimentos mensais multidisciplinares domiciliares em 2011, o dobro do que é realizado hoje. 

Para o pediatra Cleyton Angelelli, do Serviço de Assistência Domiciliar do Einstein, a principal demanda dos serviços pediátricos concentra-se na pós-saída da maternidade. “O objetivo é propiciar conforto e segurança nos primeiros dias após a alta hospitalar do bebê, desde aquele mais saudável até o que precisa de maiores cuidados, como o que apresenta icterícia ou necessita de medicamentos”, disse.

A assistência domiciliar conta com uma equipe multidisciplinar: médico, enfermeira, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e nutricionista. Na pediatria, o atendimento é feito a crianças e adolescentes até 18 anos. O suporte é dado em diversos casos (desde assistência até internação domiciliar) e conta também com orientação educacional, suporte de equipamentos e medicamentos, além de terapias.

Já no caso dos idosos, a equipe do hospital realiza uma avaliação global tanto da saúde do paciente quanto do ambiente domiciliar, procurando detectar todas as necessidades de cuidados, que incluem orientação sobre hábitos de vida, alimentação, atividades físicas e prevenção de doenças. Também é feita avaliação de equilíbrio, mobilidade e deficiências sensoriais, assim como das condições emocionais, capacidade funcional, estado e riscos nutricionais.

Além disso, a instituição trabalha nos cuidados especializados (medicações, curativos, sondagens) e paliativos, gerenciamento de pacientes crônicos, atenção global a diabéticos (controle de glicemia, curativos, avaliações nutricionais), acompanhamento para exames e de enfermagem.

De acordo com a entidade, outro recurso que será oferecido em breve aos idosos é o telemonitoramento, para aumentar a vigilância e segurança do paciente. “Uma pulseira com sensor será ligada a uma Central Einstein de monitoramento 24 horas. O dispositivo poderá ser acionado em qualquer intercorrência, com resposta imediata da equipe do setor de Assistência Domiciliar ou Home Care”, explicou, em comunicado, a gerente-médica do Serviço de Assistência Domiciliar do Einstein, Christina Aparecida Ribeiro.

Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta