Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Einstein conquista ISO 14001

Publicidade

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE) acaba de conquistar a certificação ISO 14001, uma das mais importantes e de maior reconhecimento na área de gestão ambiental. A certificação foi resultado de uma minuciosa auditoria feita pela organização norueguesa Det Norske Veritas (DNV), reconhecida internacionalmente por emitir certificados de conformidade em sistemas de gestão e outras normas mundialmente utilizadas.
A recomendação para certificação acontece após a verificação do cumprimento dos parâmetros estabelecidos no Sistema de Gestão Ambiental, que enumera as responsabilidades necessárias para a manutenção de uma política ambiental responsável, o correto manuseio e destinação final dos resíduos, a economia de recursos naturais, a conscientização dos colaboradores e outras formas que visam preservar o meio ambiente.
Nesse sentido, a SBIBHAE gerencia os processos garantindo a correta destinação final dos resíduos do serviço de saúde, classificados em resíduos comuns e infectantes. O material infectante – cerca de 60 toneladas produzidas ao mês – é recolhido nas diversas áreas do hospital e passa por tratamento de desinfecção e descaracterização (triturado a pó), transformando-se em resíduo do tipo comum. Quanto ao material reciclável, por mês são geradas cerca de 8 toneladas de papel e papelão, 6 toneladas de metal e 480 kg de plástico. O resíduo reciclável é vendido, e a receita revertida para o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis.
Em relação ao uso de recursos naturais, foram tomadas medidas como a instalação de sensores e temporizadores de iluminação, torneiras com acionamento automático, e uma campanha de conscientização para o não desperdício. No período, houve uma redução de 23% no consumo de energia elétrica, passando de uma média diária de 73 mil kwh para 56 mil kwh, essa economia de energia é suficiente para abastecer 4 mil residências. Além disso, o hospital busca a melhoria contínua do desempenho ambiental na prevenção da poluição e promove a conscientização e envolvimento dos colaboradores e prestadores de serviço para que atuem de maneira ambientalmente e socialmente correta.
No primeiro trimestre de 2004 as unidades avançadas da SBIBHAE – Jardins, Alphaville, Paraisópolis e Francisco Morato – também passam pelo processo de auditoria com a finalidade de integrar o escopo de certificação ambiental.
A ISO 14001 é um conjunto de normas reconhecidas internacionalmente, que estabelecem requisitos na área ambiental. Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14001, a instituição tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora credenciada.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta