Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Efeitos tóxicos de nanotubos nos pulmões de animais

Publicidade

A pesquisadora Anna Shvedova, do Instituto Nacional para Segurança Ocupacional e Saúde do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (NIOSH/CDC), participou do 7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, organizado pela Fiocruz, de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro. Na palestra intitulada Efeitos à saúde de nanomateriais carbonáceos: dos mecanismos às consequências regulatórias, Anna Shvedova apresentou resultados de pesquisa sobre a toxicidade pulmonar de nanotubos de carbono de parede simples.
Nanotubos de carbono de parede simples são formados por uma camada única de átomos de carbono num arranjo cilíndrico, com apenas 1,5 nanômetro de diâmetro e 1 milímetro de comprimento. Esse novo material exibe propriedades físico-químicas, eletrônicas e mecânicas diferenciadas. Por isso, tem múltiplas possibilidades de aplicações tecnológicas, como na indústria eletrônica e de materiais estruturais. Mas os nanotubos de carbono de parede simples também “podem exibir interações incomuns com células e tecidos, de tal modo que são necessários estudos de seus efeitos tóxicos e consequências para a saúde”, adverte Anna Shvedova.
Na pesquisa, animais que inalaram os nanotubos, em doses compatíveis com uma potencial exposição ocupacional, apresentaram efeitos tóxicos nos pulmões, com inflamação aguda e fibrose intensa. Os resultados também apontam para efeitos tóxicos sobre genes e vulnerabilidade a infecções bacterianas. O trabalho pode subsidiar regulações para as atividades ligadas à produção de nanotubos.
Leia mais:
Seminário destaca perspectivas da nanotecnologia
Índice é criado para prever comportamento de nanomateriais
Resíduos da nanotecnologia traz riscos para ambiente 
Nanotecnologia aplicada no setor da saúde 
*Em breve veja o compilado do Especial Nanotecnologia no Saúde Business Web
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta