Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

EAN cria projeto para rede mundial de informações

Publicidade

A EAN International criou a Auditoria em Codificação no Ambiente Hospitalar. O projeto, colocado em prática em outubro pelo Grupo de Trabalho Auditoria, envolverá países como Austrália, França, Japão, Estados Unidos e Brasil. Para que a organização possa fazer análises do cenário atual das funções da rastreabilidade, a auditoria fará um levantamento completo da utilização de código de barras no setor, identificando os padrões utilizados.
O objetivo principal é tornar possível a criação de uma rede mundial de informações, na qual os dados armazenados serão referência, acelerando a tecnologia e desdobrando discussões e pesquisas sobre temas como gerenciamento de estoque em hospitais.
No País o tema tem sido discutido no Grupo de Trabalho da área de saúde, coordenado pela EAN Brasil, associação responsável pela implantação e padronização da numeração do código de barras no País.
O Grupo de Trabalho Hospitais, formado por profissionais das áreas de suprimentos, tecnologia da informação e administração de importantes hospitais brasileiros, por meio de reuniões mensais, vem discutindo os desafios do setor e desenvolvendo ferramentas para a melhoria dos serviços prestados.
Um dos resultados foi a elaboração do Guia de Codificação de Medicamentos e Produtos para a Saúde. O Guia, recomenda as estruturas de dados e de código de barras a serem aplicados em produtos destinados aos hospitais, desde as unidades logísticas até a dose unitária e proporciona a integração entre hospitais e fornecedores, além de garantir a sua rastreabilidade.
Adicionalmente, o vídeo animado “Gestão da Cadeia Hospitalar” apresenta as principais aplicações recomendadas para a automação e integração dos processos logísticos de um hospital, envolvendo não só a identificação de doses unitárias, materiais médicos e unidades logísticas, mas também a identificação de pacientes e pessoal técnico. O vídeo foi recentemente disponibilizado no Centro de Serviços a EAN BRASIL (www.eanbrasil.org.br). Um Guia Técnico detalhando todas essas aplicações e outras, como a identificação de leitos e salas cirúrgicas, está sendo elaborado e deverá estar pronto ainda no primeiro trimestre de 2004.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta