Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

É possível deixar o cigarro sem ganhar peso, adotando hábitos mais saudáveis

Publicidade

Por Sergio Vêncio – endocrinologista do Pasteur Medicina Diagnóstica/ DASA

O tabagismo é uma das principais causas de morte no mundo, junto com a hipertensão. Estima-se que anualmente cerca de 450 mil americanos morram por consequência às lesões provocadas pelo cigarro. O tabagismo causa desde câncer de pulmão, mama e intestino até doenças cardiovasculares. Além de outras patologias, os fumantes também colaboram, consideravelmente, para as estatísticas de suicídio e depressão em todo o mundo.

Aproximadamente três mil jovens começam a fumar todos os dias.

Em uma sociedade com valores e interesses distintos como a que vivemos, um dos principais obstáculos para se parar de fumar é o medo de engordar. Estudos multicêntricos bem controlados tem mostrado um aumento de 3 a 6 kgs, em média, após a cessação do tabaco. Evidente que paciente algum fica satisfeito com aumento de peso, nem podemos desprezar o efeito deletério do ganho de peso na saúde, mas os malefícios do cigarro e do ganho de peso não podem ser comparados.

Além do mais, mudanças de estilo de vida como a adoção de hábitos alimentares saudáveis podem reverter completamente esse ganho de peso. No intuito de se evitar ou amenizar esse ganho de peso, seguem algumas orientação importantes:

1) Procure um médico especialista para lhe ajudar. Um bom pneumologista ou clínico geral será capaz de fazer uma avaliação segura e indicar a melhor maneira de parar com o cigarro, prescrevendo se necessário, uma m

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta