Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Doenças da tireóide são familiares

Publicidade

As doenças da tireóide como hipertiroidismo, hipotiroidismo, adenomas e carcinomas (malignos) têm um componente familiar, acometendo duas vezes mais as mulheres do que os homens, afirma Dr. Carlos Affonso Fuser, oncologista e médico nuclear e um dos diretores da Clínica São Carlos, no Rio de Janeiro.

Segundo Dr. Fuser, o tratamento pode ser quase 100% eficaz com o uso do iodo 131 em dose única, que elimina totalmente o tecido canceroso e pode ser realizado em pessoas de qualquer idade. Porém, segundo ele, o tratamento com iodo é uma preocupação para os pacientes, pela radioatividade e pelo custo elevado. Com mais de 8.000 casos tratados, Dr. Fuser empenhou-se em fazer convêncios com quase todos os planos de saúde do país, para que o tratamento de iodoterapia seja acessível.

Além disso, a Clínica São Carlos, que há mais de 30 anos oferece o tratamento com iodo, é um dos centros de referência no tratamento de câncer no Brasil e tem suas instalações de unidade de terapia radioisotópica – UT, para tratamento com o uso de radioisótopos em pacientes que necessitem de isolamento. Possui 5 suítes com camas elétricas, televisão, DVD e acesso à internet.

Segundo Dr. Fuser, o objetivo das terapias com radioisótopos é o de administrar substâncias que localizem seletivamente tumores e neles se depositem, emitindo radiação e eliminando estes tecidos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta