Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Doença silenciosa: 70% dos brasileiros não sabem que têm disfunção renal

Publicidade

“As pessoas portadoras de disfunção renal têm dez vezes mais probabilidade de morrer prematuramente por doença cardiovascular em comparação com a população normal”. A afirmação é do presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Jocemir Lugon, que, recentemente, publicou um artigo, como forma de alertar a população sobre os riscos das doenças renais.

A SBN estima que 15 milhões de brasileiros sejam portadores de alguma disfunção renal e, o pior, 70% nem sabem que estão doentes. “Estamos diante de uma grave e silenciosa epidemia”, escreveu o presidente.

“Muitas vezes, as pessoas portadoras de alguma doença renal só conhecem a patologia, quando há um agravamento do caso”, pontua o nefrologista do Hospital MadreCor de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Heleno Batista de Oliveira.

Segundo o último Censo de Diálise 2008 feita pela SBN, os dialisados cadastrados nas 684 unidades de tratamento existentes no país já chegam a 80 mil (90% em hemodiálise e 10% em peritoneal), que, somados aos 30 mil transplantados renais, totalizam 110 mil pessoas com falência renal em tratamento.

Grupos propensos à doença renal

Segundo o Dr. Heleno Batista, os grupos que têm maior propensão de apresentar a doença renal são os diabéticos, as pessoas que têm pressão alta, os idosos e os que têm familiares que fazem diálise ou foram transplantados.

“O diagnóstico da doença é simples. Uma pequena dosagem de creatina no sangue pode fornecer in

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta