💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

Diretrizes do Plano de Carreira do SUS passam por consulta pública

Publicidade

Até 20 de maio, trabalhadores e gestores da saúde poderão opinar sobre as diretrizes do Plano de Carreiras, Cargos e Salários do Sistema Único de Saúde (PCCS/SUS). A consulta pública visa determinar e aprimorar normas que orientam a estruturação e a implantação de planos de carreira no Sistema. As sugestões serão incorporadas ao anteprojeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional. A briga para a implantação do PCCS/US é antiga. Em maio de 1987, a Comissão Nacional da Reforma Sanitária assumiu a responsabiliade de fixar diretrizes para implementar o programa. Em 1990, o presidente Fernando Collor de Mello vetou os artigos que estabeleciam a criação do PCCS/SUS e a fixação de piso para diversas categorias. Com a pressão de movimentos populares e sindicais, Collor recuou e aprovou uma lei que determina a criação da comissão como condição indispensável para cobertura de ações e serviços de saúde.
Em 2003, a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS foi reinstalada e criou-se uma comisão para definir as novas diretrizes, com a participação de gestores, trabalhadores, especialistas, consultores e assessores jurídicos.
Para contribuir com a elaboração do novo projeto de lei, basta cadastrar-se no site do Ministério da Saúde, na área de consulta pública, e escolher os tópicos sobre os quais deseja opinar. As sugestões também podem ser enviadas por carta ou e-mail.
Serviço:
Consulta Pública sobre as diretrizes do Plano de Carreiras, Cargos e Salários do SUS
Quando: até 20 de maio
Como: pelo site www.saude.gov.br, pelo e-mail pccs.sus@saude.gov.br ou pelo correio, para PCCS-SUS – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ministério da Saúde: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, sala 705, CEP 70058-900, Brasília, DF

       
Publicidade

Deixe uma resposta