Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dilma discute recriação da CPMF

Publicidade

Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (3), o presidente Luíz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff discutiram a recriação da CPMF.
 
“Eu acho que foi um engano ter derrubado a CPMF e que alguma coisa tem que ser feita para a área da saúde”, disse o presidente. Segundo ele, é preciso destinar mais recursos para o setor, a fim de levar tratamento de alta complexidade para a sociedade.
Já Dilma manifestou sua preocupação com a criação de novos impostos, dizendo que preferia que houvessem outros mecanismos. No entanto, ela afirma que tem visto uma mobilização dos governadores na direção da recriação do imposto. Assim, a presidente eleita disse que não pretende enviar ao Congresso a recomposição da CPMF, mas que ocorrerá um processo de negociação com os governadores.
Criada em 1997, a CPMF _ Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira _ teve aplicação federal, com última alíquota no valor de 0,38%. O imposto era destinado para ajudar no custeio da saúde pública, previdência social e erradicação da pobreza. O tributo foi derrubado em 2007, quando o Senado rejeitou proposta de prorrogação ou modificações da CPMF.
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta