Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Publicidade

No próximo dia 08 de agosto será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. O objetivo desta data é estimular hábitos de vida saudáveis para prevenir um dos principais fatores de risco para as chamadas doenças cardiovasculares: o colesterol.

O colesterol é uma substância necessária e produzida pelo nosso organismo resultando duas substâncias: HDL, conhecido como colesterol bom, e o LDL,o colesterol ruim, fruto do consumo de alimentos gordurosos. Níveis acima de 160 mg/dl de LDL são considerados elevados e prejudiciais a saúde para qualquer paciente. Indivíduos com outros fatores de risco deveram ter níveis de LDL menor que 130 mg/dl e pacientes com doença já estabelecida, LDL menor que 100 mg/dl.

O excesso de colesterol provoca depósitos de gordura nas paredes das artérias, endurecendo-as e entupindo-as lentamente, o que aumenta o risco de ataques cardíacos, AVC e outras doenças arteriais graves. As altas taxas de colesterol não provocam sintomas. Seus primeiros sinais só aparecem depois que as placas de gordura já se formaram.

Para evitar que isso ocorra, os primeiros exames devem ser feitos desde cedo (a partir do 20 anos) especialmente em indivíduos com histórico familiar. Os testes devem ser repetidos, pelo menos, a cada cinco anos. No período mais crítico, entre os 40 e 60 anos, os intervalos entre os exames devem ser reduzidos.

Fonte: Dr. José Renato das Neves, cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta