Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dia Mundial Sem Tabaco – Câncer de pulmão é o que mais mata no Brasil

Publicidade

Tabagismo e Câncer de Pulmão

31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco

A causa mais comum de morte por câncer nos Estados Unidos e no mundo é o câncer de pulmão, com uma taxa de mortalidade estimada para 2008 de 162 mil vidas naquele país. No Brasil, o câncer de pulmão também é a primeira causa de morte por câncer em homens e a segunda em mulheres. Apesar das inúmeras campanhas de prevenção e de controle do tabagismo, a incidência permanece elevada.

Segundo Selmo Minucelli, oncologista da DASA / Pasteur Medicina Diagnóstica, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão é o consumo de tabaco. Estudos apontam como outros fatores de risco para o câncer de pulmão exposição ao asbesto, fumo passivo (conviver com fumantes), gás radioativo radônio, poluição do ar, assim como infecções pulmonares de repetição, predisposição genética, dentre outros.

O especialista revela que o câncer de pulmão apresenta vários sintomas, mas o principal problema é que muitos deles só aparecem quando a doença já está numa fase avançada. “Desta forma, sintomas como tosse persistente ou que vem piorando com o tempo, dor no peito constante, escarro com sangue, perda de fôlego, chiado ou rouquidão, pneumonia ou bronquite recorrente, inchaço em face e pescoço, perda do apetite ou perda de peso e cansaço devem alertar para a procura de um médico para investigação”, diz Minucelli.

Para o oncologista, possivelmente o mais eficiente método de reduzir a mortalidade por câncer de pulmão é evitar que ele ocorra. “Combater o tabagismo seria a estratégia primordial. As principais ações seriam impedir que pessoas iniciem o vício e ajudar os fumantes a abandonar o tabagismo”, destaca.

Minucelli reforça que campanhas e leis intensivas devem alertar a população e informar sobre os perigos do cigarro, além de restringir o acesso e a disponibilidade dos derivados do tabaco. Ao mesmo tempo, o tabagismo deve ser considerado uma doença e ser tratado de forma mais eficaz. “Estes programas certamente poderão reduzir a incidência e a mortalidade de doenças relacionadas ao tabaco, incluindo o câncer de pulmão, principalmente nas décadas futuras”, finaliza o médico.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

Fundado em 1976 em Brasília, o Pasteur é reconhecido por clientes e pela classe médica pela qualidade dos serviços prestados. Hoje com 30 unidades de atendimento, o Pasteur oferece mais de mil tipos exames. Em Taguatinga, implantou a primeira MegaUnidade de Brasília. O local oferece aos clientes, em um só endereço, todos os serviços de análises clínicas, exames cardiológicos e diagnóstico por imagem, além de possuir o mais moderno equipamento de ressonância magnética de Brasília. O Pasteur Medicina Diagnóstica é integrante da Diagnósticos da América S.A. – DASA

Sobre a DASA

A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede do mundo. Com mais de 10 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 321 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 20 marcas em treze estados – Delboni Auriemo, Lavoisier e Maximagem, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza. *Informações atualizadas em dezembro de 2008.

RP1 Comunicação Brasília

Márcia Lopes – marcialopes@rp1.com.br

Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br

Tel.: (61) 3328 5687 9115 5980 / 9115 5802

www.rp1.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta