Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dia Mundial do Diabetes: educar para prevenir

Publicidade

No próximo dia 14 de novembro será o Dia Mundial do Diabetes. Para aumentar a conscientização sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com o apoio da Medtronic, lança em todo o país a campanha mundial de 2010 “Diabetes: Educar para Prevenir”. Para chamar mais atenção da população, grandes monumentos, hospitais e clinicas de várias cidades do Brasil e do mundo serão iluminados de azul.

Aproximadamente 11 milhões de brasileiros são diabéticos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o diabetes está se tornando a epidemia do século, afetando cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo.

“O tema do Dia Mundial do Diabetes é educar para prevenir. Prevenir o ganho de peso, pois a obesidade é uma das principais causas do diabetes, e também prevenir as complicações decorrentes da doença que podem ser evitadas”, comenta o vice-presidente da SBD, Dr. Walter Minicucci.

O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido, já o tipo 2 muitas vezes pode ser evitado com atitudes simples como uma alimentação saudável, mantendo o peso ideal e com a pratica de atividade física, sempre com a orientação de profissionais de saúde.

Para os pacientes que dependem de insulina, um dos maiores avanços no tratamento é a bomba de insulina, uma alternativa às injeções, trazendo mais conforto diário aos usuários. Trata-se de um aparelho computadorizado programável, que faz envio de insulina para o tecido subcutâneo do portador de diabetes.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta