Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER (08/04) ALERTA PARA A LIGAÇÃO ENTRE INFECÇÕES E INFLAMAÇÕES

Publicidade

Cresce no mundo o investimento em pesquisas que buscam evidenciar a conexão entre infecções, inflamações crônicas e certos tipos de câncer. Com a doença posicionada como a segunda causa de mortes no planeta e o crescente custo dos tratamentos, detectar fatores exógenos ligados ao seu aparecimento e desenvolvimento tornou-se vital para se reduzir a mortalidade. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, serão 9 milhões de óbitos em 2015”, descreve Dr. Murilo Buso, diretor do Centro de Câncer de Brasília (Cettro).

No caso das infecções, duas já têm ligação mais que evidente com o câncer. “Sabemos que o Papiloma Vírus Humano (HPV) e o vírus da Hepatite B estão diretamente vinculados à incidência de tumores de colo de útero e hepatocelular, respectivamente. Para se ter uma idéia, 99% dos diagnósticos de colo de útero estão ligados ao HPV”, comenta Dr. João Nunes, chefe do Serviço de Oncologia e da Residência do Hospital Universitário de Brasília.

Ação e Reação – Conhecer os fatores-causais externos do câncer é parte da estratégia de combate à doença. “A partir de constatações científicas, definimos mudanças de hábitos que visam proteger o indivíduo da doença, como é o caso do uso de álcool e tabaco”, enfatiza Dr. Murilo. No caso das infecções, a boa notícia é que as vacinas já provaram ter força na luta contra a doença.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta