Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dia da Saúde: Para Margaret Chan, OMS precisa buscar novas formas de atingir suas metas

Publicidade

Em palestra em Cingapura, a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, declarou que a entidade precisará repensar os meios pelos quais tem tentado atingir suas metas nos próximos cinco anos. Para a diretora, a atenção primária é o principal fator para o fortalecimento do sistema e será o foco da OMS nos próximos anos. Margaret afirmou que políticos, fornecedores e prestadores de serviços devem envolver a comunidade neste trabalho, para atingir de forma mais eficiente as necessidades dos pacientes.
Para ela, o maior gargalo para o progresso da saúde é o atraso na entrega de materiais e medicamentos para atender a pacientes nas áreas mais pobres. Um dos projetos para melhorar o acesso é formar parcerias com companhias aéreas, por exemplo, para que elas ofereçam apoio na distribuição.
Margaret também enfatizou outras questões com impacto na saúde, como mudanças climáticas, urbanização e falta de desenvolvimento das comunidades.
Outro ponto crítico é a falta de profissionais no setor de saúde. A OMS estima que são necessárias mais quatro milhões de pessoas para oferecer atendimento primário em 57 países.
A organização irá trabalhar com instituições e governo para estudar a melhor forma de garantir treinamento à próxima geração de profissionais de saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta