Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Descoberta científica de médico da DASA ajuda no tratamento contra diabetes

Publicidade

Mauro Scharf, responsável pela área de Endocrinologia da Diagnósticos da América S.A. – DASA no Paraná, descobriu mutações em uma doença rara chamada glicosúria renal. A análise do médico está servindo como base para o desenvolvimento de uma nova droga para tratamento do diabetes. Scharf teve um artigo publicado na norte-americana Nephrology Dialysis Transplantation (NDT), uma das mais renomadas revistas científicas do setor no mundo. O especialista participou de um estudo internacional de pesquisa clínica, junto com representantes da Europa e dos Estados Unidos.

Segundo Scharf, um dos mais renomados especialistas em diabetes do Sul do Brasil, médico-fundador do Centro de Diabetes Curitiba e membro do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças, o objetivo principal da pesquisa foi analisar a glicosúria renal familiar (FRG, do Inglês), uma doença rara causada por mutações genéticas. A pesquisa comprovou que fatores genéticos não são predominantes nos casos de FRG. A descoberta ajuda no desenvolvimento de remédios contra o diabetes porque analisa, dentre outras questões, a eficácia do uso de quantidades menores de sal como mecanismo compensatório para a contenção da doença.

Mauro Scharf integra a equipe médica altamente gabarita da DASA, que conta com mais de mil profissionais de diferentes especialidades. A companhia atua em 13 estados brasileiros, por meio de 20 marcas, e possui certificações nacionais e internacionais.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta