5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Descoberta científica de médico da DASA ajuda no tratamento contra diabetes

Publicidade

Mauro Scharf, responsável pela área de Endocrinologia da Diagnósticos da América S.A. – DASA no Paraná, descobriu mutações em uma doença rara chamada glicosúria renal. A análise do médico está servindo como base para o desenvolvimento de uma nova droga para tratamento do diabetes. Scharf teve um artigo publicado na norte-americana Nephrology Dialysis Transplantation (NDT), uma das mais renomadas revistas científicas do setor no mundo. O especialista participou de um estudo internacional de pesquisa clínica, junto com representantes da Europa e dos Estados Unidos.

Segundo Scharf, um dos mais renomados especialistas em diabetes do Sul do Brasil, médico-fundador do Centro de Diabetes Curitiba e membro do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças, o objetivo principal da pesquisa foi analisar a glicosúria renal familiar (FRG, do Inglês), uma doença rara causada por mutações genéticas. A pesquisa comprovou que fatores genéticos não são predominantes nos casos de FRG. A descoberta ajuda no desenvolvimento de remédios contra o diabetes porque analisa, dentre outras questões, a eficácia do uso de quantidades menores de sal como mecanismo compensatório para a contenção da doença.

Mauro Scharf integra a equipe médica altamente gabarita da DASA, que conta com mais de mil profissionais de diferentes especialidades. A companhia atua em 13 estados brasileiros, por meio de 20 marcas, e possui certificações nacionais e internacionais.

       
Publicidade

Deixe uma resposta