Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Desafios da longevidade

Publicidade

O aumento dos índices de longevidade poderá representar para a sociedade moderna o mesmo impacto que tiveram o avanço tecnológico, a pílula anticoncepcional, o viagra, o controle da natalidade, a descrença nas instituições, o fortalecimento do individualismo e o acesso das mulheres às posições de poder. Ou seja, representa mais um dos desafios a serem administrados pelo ser humano.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

Com base nesta constatação convido o leitor para um processo reflexivo sobre os possíveis impactos em diferentes atividades e papeis que desempenhamos na vida.

Comecemos com os empresários que fundaram seus negócios e constatam hoje que estão frente a três grandes desafios: suas empresas tornaram-se maiores que seus sonhos ou ambições, além de um significativo aumento na complexidade da sua  administração; as probabilidades de prolongar sua vida com qualidade se ampliaram e  paralelamente  seus herdeiros   tornaram-se adultos e anseiam pelo momento da sucessão como forma de dar continuidade às realizações de um pai empreendedor.

Outro grupo que já sente este impacto são os executivos de média e alta gerência. Entregaram suas vidas e carreiras às empresas a ponto de adotarem o nome da mesma como parte do seu. O Luis da Petrobrás. O Pedro da Varig. O Carlos da Globo…

Repentinamente estão descobrindo, sem nenhum preparo para uma aposentadoria cada vez mais precoce, que não possuem uma identidade própria. Além disto, todo prestígio que imaginavam seu lhe foi “emprestado” pela empresa durante algum tempo. Não fizeram a distinção entre o fato de SER e ESTAR. A vida está se alongando, mas as carreiras convencionais estão se tornando cada vez mais curtas.

E falemos também dos casais e famílias, que deverão se deparar com novos desafios nas diferentes relações que compõe este agrupamento complexo. Já é possível sentir que os papeis e seus vínculos estão se transformando rapidamente. Com a longevidade estes relacionamentos deverão ser re-inventados constantemente.

Com base nestas constatações, que evidentemente não esgotam o tema, pensemos sobre algumas ações práticas que possam atenuar o impacto das mudanças e torná-las positivas.

Para o empresário é importante compreender que a continuidade do seu legado vai depender, e muito, da sua capacidade de desvincular-se do mesmo, permitindo espaço para que a nova geração realize suas conquistas. E isto ocorrerá de forma mais suave caso o fundador encontre um projeto de vida que o mantenha com poder e motivação pela vida. O legado para os herdeiros não é apenas material. Ele inclui uma história de conquistas que contém bônus e ônus. Afinal, ser filho de um pai brilhante não é um desafio fácil de ser encarado.

O executivo deve estar atento aos vários papeis que vive, além do profissional. Procure desenvolver-se também nas perspectivas conjugal, familiar, educacional, individual e como cidadão. Mas, acima de tudo, crie “identidades” alternativas para não depender, exclusivamente, do prestígio organizacional. Existe vida além das empresas. Cuidado para não se tornar um executivo de sucesso e um pai ou companheiro fracassado.

Para os casais e famílias surgem grandes oportunidades na medida em que uma revisão dos papeis convencionais cria oportunidades de maior diálogo sobre as diferentes etapas da vida de cada um. Discutir a relação será cada vez mais útil e importante. Principalmente se isto puder ser feito livre dos preconceitos tradicionais. Transforme os desafios em oportunidades. Com certeza vai valer à pena.  

*Renato Bernhoeft é consultor de empresas e presidente da Höft Consultoria

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta