Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

DASA investe em Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)

Publicidade

Crescer por meio de aquisições. Esta é a principal estratégia do Diagnósticos da América do Brasil S.A (DASA), que possui hoje 17 marcas e está presente em sete estados brasileiros. Com tantas novas empresas sendo adquiridas, o grupo  sentiu a necessidade de investir em um sistema de TI que suportasse todos os dados, padronizando as informações. No grupo há 1 ano, Paulo Palaia, diretor de TI do DASA, coordena o projeto e afirma que a reestruturação já trouxe alguns impactos no atendimento ao paciente.
“Toda vez que adquirimos uma marca, herdamos a parte de TI e arquitetura de rede também desta outra empresa. A principal necessidade era criar uma sinergia entre todos os departamentos – financeiro, produção, jurídico etc. Para isto investimos primeiramente numa plataforma de cadastro de novos exames e análises clínicas, o BEA Weblogic que faz parte do Projeto Motion – sistema de automação para laboratórios de medicina diagnóstica”, explica Palaia.
Em paralelo ao sistema Weblogic, está sendo desenvolvido um novo sistema de atendimento que deve começar a rodar em 2009 – o Motion 2, além de outros sistemas orientados ao SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). Um dos primeiros resultados já constatados com a integração dos sistemas é a redução de tempo para o atendimento do paciente, que passou para 12 minutos. A liberação online de exames também está em funcionamento desde julho deste ano.
“Com esta Arquitetura Orientada a Serviços passo a ter um cadastro único de pessoas (fornecedores, médicos, pacientes) que fomenta a indústria e a cadeia produtiva, com padronização dos procedimentos e dados pré-analíticos. O processo de migração dos sistemas é gradativo. Até 2009 queremos unificar todos os dados cobrindo todos os estados que atuamos. Já temos um prontuário eletrônico funcionando no Rio de Janeiro. O resultado será um grande salto tecnológico, onde padronizo o sistema em todas as marcas, ganho uma sinergia com um único sistema rodando num único banco de dados’, finaliza o diretor de TI do DASA.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta