Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Dalkia vai gerir o Hospital do Subúrbio de Salvador

Publicidade

A Dalkia, empresa de facilities e de gestão de energia, em parceria com a Promédica  foi a vencedora na licitação de parceria público privada para gerir o Hospital de Subúrbio, em Salvador (BA). A última etapa do processo foi realizada na sexta-feira,26, em leilão realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As empresas bateram a parceria entre o grupo Vita e Facility, tendo a aprovação do pagamento anual de R$ 103,5 milhões.

É a primeira vez que uma parceria público privada é estabelecida nesses moldes no setor de saúde brasileiro. “É um momento é positivo, e a Bahia será marco zero na evolução deste tipo de gestão”, conta o business developer das áreas de instituições de saúde e de ensino da Dalkia, Alexandre Lima Ribeiro. Ele aponta as diferenças entre as Organizações Sociais de Saúde (OSS) com este tipo de gestão. “Considero as OSSs um estágio anterior a esse modelo de gestão. Primeiramente, a OSS é investida pelo governo, enquanto a PPP é de caráter privado”, explica. “Outro fator é o tempo de gestão. Enquanto uma OSS tem validade de cinco anos, por xemplo, em nosso caso, teremos 10 anos de gestão”, explica.

O Hospital terá 19.825 metros quadrados e contará com 298 leitos. A expectativa é atender cerca de 1482 pessoas mensalmente com serviços de clínica médica e cirúrgica, pediatria, UTI e internação domiciliar e cerca de 17.684 pacientes nos setores de emergência, pronto-atendimento, consultas ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos. O hospital também tem previsão de oferecer serviços de laboratório clínico, radiologia, anatomia patológica, ultrassonografia, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, eletrocardiograma, eletro encefalograma e hemodinâmica.

“Temos previsão de inaugurar o hospital em julho deste ano. Estamos dando os últimos retoques no projeto”, relata o executivo, apontando os próximos passos. “Atualmente, estamos batendo o martelo com os fornecedores, seguindo nosso plano de negócios e adquirindo equipamentos para tomografia, berços de UTI, e ressonâncias, além da contratação de médicos”, conta, ressaltando que o Hospital do Subúrbio só atingirá sua excelência em alguns meses, seguindo um processo gradual de crescimento.

Um grande aliado na gestão do Hospital de Subúrbio é a empresa Promédica. O presidente da Dalkia Brasil, Hervé Péneau explica o porquê. “Trata-se de um parceiro regional e que entende as necessidades dos baianos nessa área, além de terem a confiança do governo por sua competência”, ressalta.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta