Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cursos de pós-graduação em RHA e Enfermagem

Publicidade

Criado há seis anos, o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida (RHA) da Associação Instituto Sapientiae, uma entidade assistencial e educacional, sem fins lucrativos, já concedeu a especialização a mais de 200 profissionais médicos nos módulos clínico e laboratorial. A partir do próximo ano, o espaço também oferecerá um curso de Pós-Graduação em Enfermagem específica para o setor.

No tratamento de infertilidade, a enfermagem está presente desde a coleta de exames até a realização de procedimentos, como a punção ovariana e a transferência embrionária. “É fundamental que este profissional tenha conhecimento sobre os termos técnicos da RHA, além de noções sobre as causas da doença e opções de tratamento”, comenta um dos diretores da entidade, o médico Assumpto Iaconelli Junior.

Com a parceria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a pós-graduação em RHA é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP). A especialização conta com um módulo Clínico, direcionado para profissionais graduados em Medicina, com carga horária de 522 horas, e um módulo Laboratório, dirigido a biólogos, biomédicos e outros profissionais da saúde, com 470 horas. Já, a pós em Enfermagem, com carga de 188 horas, é voltada para enfermeiros graduados.

O estágio nas dependências do Instituto Sapientiae é parte integrante dos programas de Residência em Urologia do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, além da Residência em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

“O aspecto multidisciplinar é vital para o bom funcionamento de um centro de RHA e a comunicação entre os diferentes profissionais e os pacientes, um ponto-chave para o sucesso da equipe”, ressalta Iaconelli Jr.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta