Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Curso abordará o tratamento da dor em pacientes oncológicos

Publicidade

A Oncocamp, clínica da região de Campinas especializada em tratamento de câncer, promoverá um curso de atualização para profissionais da área de saúde, o 1º Curso de Dor Oncológica, a partir das 19h do dia 13 de agosto. O curso envolverá várias especialidades, como o médico especialista em dor, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Para Fabrício Dias Assis, anestesista e especialista em dor, o tratamento da dor desempenha papel fundamental dentro do processo de cuidados do paciente com câncer.
No evento estarão presentes três especialistas no assunto: o Neurocirurgião do Hospital Beneficência Portuguesa e Chefe da Central da Dor do Hospital do Câncer de SP, José Oswaldo de Oliveira Júnior, que falará sobre o papel do tratamento intervencionista da dor no paciente com câncer; o Anestesista da Universidade do Estado do RJ e do Hospital Pedro Ernesto, Luiz Fernando Oliveira, para discorrer sobre os adjuvantes do tratamento farmacológico; e o Médico Anestesiologista da Clínica de Dor do Hospital Clínico de Barcelona, Luis Alfonso Moreno, que tratará da utilização de opióides.
A necessidade de aplicar tratamentos eficientes para aliviar a dor do paciente está ligada ao fato de 30% a 40% dos pacientes com câncer sentirem dor, independente do estágio da doença, índice que pode chegar a 80% em casos de tumores em estágio avançado. Segundo Assis, os pacientes que sofrem mais com a dor ficam imunodeprimidos. A capacidade do sistema imunológico diminui significativamente e prejudica o processo de cura.
O especialista lembra que hoje existem novas drogas mais eficientes para reduzir a dor, sem falar nos tratamentos como bloqueios e infiltrações, que consistem na injeção de medicamentos em nervos ou outras estruturas que podem aliviar a dor por um tempo prolongado. Outro recurso que vem sendo bastante utilizado é a “destruição” dos nervos por radiofreqüência, um sistema muito moderno que alivia a dor por anos.
O 1º Curso de Dor Oncológica acontece no dia 13 de agosto das 19h às 21h30 no Hotel Vitória, em Campinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (0xx19) 3213-4444

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta