Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Curitiba ganha centro de reabilitação cardiopulmonar

Publicidade

A partir de amanhã (7/11), pacientes que passaram por algum tratamento ou procedimento cardíaco ou pulmonar poderão continuar o controle e executar atividades físicas complementares no mesmo local onde realizaram o check up e exames. O Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, criou o Centro de Reabilitação Cardiopulmonar, um espaço que servirá como complemento do atendimento clínico, com a realização de programas de exercícios, palestras de nutricionista com orientações sobre alimentação saudável, manutenção do uso de medicamentos, controle de fatores de risco e fisioterapia com uma equipe especializada.

Os profissionais farão a avaliação individual de cada paciente e planejarão um programa de atividades direcionadas à sua condição física e clínica. “Nosso objetivo é fazer uma ponte para que o paciente retome as atividades físicas com regularidade no grau de intensidade que precisam e com a segurança de ter uma equipe médica de plantão, com orientação e pronto atendimento”, explica o coordenador do centro, Pedro Henrique Reis.

O cardiologista, especialista em medicina do esporte, explica que a necessidade de se criar um espaço como este surgiu depois que a equipe médica constatou a dificuldade entre pessoas submetidas a algum tipo de tratamento cardíaco de manter uma rotina de exercícios. “O paciente que já passou por uma situação de risco hesitava em executar qualquer atividade por não saber exatamente o seu limite.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta