Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cresce o número de famílias inclusas no PSF

Publicidade

Durante o Seminário Comemorativo da Expansão e Qualificação da Estratégia Saúde da Família, o ministro Humberto Costa, divulgou a inclusão de 17,5 milhões de pessoas no programa Saúde da Família (PSF) e duplicação das equipes do programa Saúde Bucal, atingindo 10,2 mil. Em dezembro de 2002, existiam 16,6 mil equipes do programa Saúde Família. Atualmente o PSF tem mais de 22,4 mil equipes, que atendem a 72,4 milhões de pessoas em quase cinco mil municípios do país.
Durante evento, foram assinadas também portarias em prol da manutenção do PSF. As portarias garantirão o aumento de 45% dos recursos destinados ao Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS), a partir de novembro, para os municípios que comprovarem a regularização dos vínculos de contratos por meio de concursos. A medida implicará o aumento do salário dos agentes comunitários de saúde, que passará de R$ 300 para R$ 435.
Outra portaria estipula que hospitais que prestam atendimento a índios terão que ter um contrato estabelecendo metas e obrigações. O ministro declarou que todos os hospitais cadastrados do país passarão por um processo de qualificação, e que todos os agentes de saúde indígena também terão acesso aos direitos trabalhistas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta