Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Controle da hipertensão e diabetes e reestruturação de hábitos de vida garantem envelhecimento com qualidade

Publicidade

O Hospital Cardiológico Costantini realiza neste sábado (dia 9 de julho) palestra gratuita com o tema “Hipertensão e Diabetes”, doenças crônicas que devem ser gerenciadas para promover um envelhecimento com qualidade.
A palestrante é a geriatra Ivete Berkenbrock, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e professora universitária, que alerta sobre a importância do controle rigoroso dessas doenças. Ela afirma que, no caso do diabetes tipo 2, adquirido na vida adulta, o sobrepeso, fatores genéticos e sedentarismo são causas que predispõem o organismo ao aparecimento da doença. “Atualmente cerca de 8% da população brasileira é portadora do diabetes tipo 2 e a probabilidade é de aumento dessa porcentagem devido à maior prevalência de obesidade na infância e juventude, aliado à vida sedentária e dieta inadequada”, orienta ela.
A palestra, que será ministrada das 9h30 às 11h30 no Auditório do hospital, faz parte da programação do Clube do Coração, iniciativa para disseminar informações sobre prevenção da saúde na população. O segundo tema da palestra, a Hipertensão Arterial Sistêmica, é outra doença que necessita de cuidados, já que uma parte da população hipertensa não tem conhecimento sobre a doença. A baixa aderência ao tratamento é preocupante, já que uma parcela dos portadores ao estabilizar a pressão arterial acha que está curada e abandona o tratamento, só procurando ajuda na ocorrência de um evento, como derrame cerebral.
Segundo ela, para quem já possui diabetes ou hipertensão, o único caminho seguro para um envelhecimento com qualidade é o gerenciamento das doenças, o que inclui seguir as orientações médicas e da equipe de saúde, tanto no aspecto do uso de medicamentos, quanto na adoção de estilo de vida adequado “Vale a pena investir na reprogramação dos hábitos de vida, no controle rigoroso das doenças através dos medicamentos, dieta equilibrada e exercícios”, enumera.
Além disso, ela afirma que o envelhecimento positivo não inclui apenas a manutenção dos cuidados com o físico, mas também com os aspectos biopsicossociais, cultivando e mantendo uma rede social amistosa, mantendo a mente ativa, fazendo de cada dia uma conquista, mesmo aquele portador de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão “O idoso precisa ter projetos de vida e manter seus círculos afetivos”, conclui ela.

Serviço:
Palestra Gratuita “Hipertensão e Diabetes”
Data: 9 de julho
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Hospital Cardiológico Costantini (R. Pedro Collere, 890 – Vila Izabel – Curitiba PR)
Inscrições gratuitas e vagas limitadas
Informações e inscrições: (41) 3013-9000

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta