Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Consumo responsável de vinho pode auxiliar no tratamento de doenças cardíacas

Publicidade

Dia Mundial do Coração traz à tona dados preocupantes

Às vésperas do Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 28 de setembro, os dados são preocupantes: com os atuais hábitos de vida, as doenças do coração têm afetado um número cada vez maior de pessoas. Nos homens, o problema surge mais cedo, a partir dos 30 anos. Mulheres em torno dos 45 anos de idade também compõem o grupo de risco. O consumo de comidas gordurosas, cigarros, a falta de atividade física e o estresse são alguns exemplos de fatores de risco para a saúde cardíaca. O que fazer, então, para evitar essas doenças?

Além da melhora nos hábitos alimentares e da prática de exercícios, Lise Bocchino, cardiologista do Pasteur Medicina Diagnóstica/DASA, aponta o vinho como uma das opções para quem deseja cuidar do coração. Segundo a especialista, o vinho possui componentes que ajudam na elevação da taxa de colesterol HDL (bom colesterol) e, por uma ação antioxidante, na diminuição do colesterol LDL (mau colesterol), além de inibir a agregação de plaquetas.

Para Lise Bocchino os vinhos tintos são os mais indicados. Ela lembra que o consumo deve ser moderado, até duas doses para as mulheres e um pouco mais para os homens. “Não podemos esquecer que a ingestão abusiva do álcool traz malefícios à saúde, como a cirrose hepática e o acidente vascular cerebral hemorrágico”, afirma.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta