Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Publicidade

Entre os dias 17 e 19 de agosto, acontece, em Brasília, o XX Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Neste, que é um dos mais importantes congressos do setor, será apresentada a realidade da área de saúde do Brasil e como é possível continuar oferecendo atendimento de qualidade para a população mesmo em um cenário desfavorável. O foco da discussão deste ano será o aprimoramento dos serviços prestados, por meio de alternativas viáveis que visem qualidade e melhoria nos processos.

E logo no primeiro dia de Congresso, com a participação de alguns dos candidatos à presidência da República (ou seus representantes oficiais) Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva, serão debatidas alternativas futuras para a saúde no país e os participantes poderão conhecer os planos de governo dos três presidenciáveis para esse setor. A expectativa é que todos aproveitem a oportunidade para expor alternativas ao problema de investimento na área, principalmente no que diz respeito aos financiamentos que são necessários para que as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos se adaptem às novas demandas do setor.

Até o momento, no que toca a questão de saúde no Brasil, os candidatos têm sido críticos, mas otimistas com o que pode ser feito. Dilma Rousseff apresenta em seu plano de gestão, a ideia de aprimorar a eficácia do sistema de saúde, com diretrizes como garantir mais recurso para o SUS e dedicar uma atenção maior aos hospitais públicos. Por sua vez, José Serra apresenta plano de trabalho em que pretende continuar com ações que implantou em seu governo em São Paulo, como o programa de auxílio financeiro às Santas Casas e hospitais beneficentes, que atualmente atende 115 instituições, e dar ainda mais força aos AMEs. Para Marina Silva, apesar dos avanços, é necessário superar os problemas atuais, como o subfinanciamento na saúde, baixo investimento e processos de trabalho precários, além de avançar para uma política preparada para se adaptar às novas demandas da área da saúde. Ela visa um sistema mais humano, rápido e que ofereça respostas a todos os brasileiros.

Nesse contexto de ano eleitoral, que sempre traz novas propostas e promessas de mudanças, Paulo Porto, diretor Comercial da Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para a gestão hospitalar, acredita que nenhum candidato terá um plano completo se não contemplar a tecnologia como fator de alavancagem para essas instituições. “Dados mostram que hoje, apenas 4% dos cerca de 7 mil hospitais existentes no país têm algum tipo de informatização. Como a instituição hospitalar é a base do sistema de saúde do nosso país, a sustentabilidade do setor depende diretamente de uma gestão eficiente baseada em informações”, ressalta Paulo.

O diretor também afirma que este Congresso será um momento importante para serem discutidos os principais desafios e também as melhores oportunidades para a implementação de novas tecnologias para hospitais filantrópicos e Santas Casas. “A Wareline sabe que o fator crítico de sucesso ainda é a gestão baseada em informações confiáveis e que só com um sistema integrado isso poderá ser alcançado. Independente do resultado das eleições, estamos preparados para oferecer às instituições de saúde todo o respaldo para superarmos esse fator crítico”, finaliza Paulo.

Sobre a Wareline

Criada em 1989, a Wareline é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informatização hospitalar, que oferece integração e automatização das partes operacionais e financeiras das instituições de saúde. As soluções e serviços da Wareline garantem aos clientes qualidade nos sistemas e expertise junto aos órgãos públicos e privados com os quais têm interface. Atuando no mercado nacional, a empresa atende mais de 250 instituições, entre hospitais universitários, filantrópicos, particulares e redes municipais distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Piauí, Paraíba e Espírito Santo. Saiba mais em http://www.wareline.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta