Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

CONGRESSO INTERNACIONAL DEBATE SEGURANÇA DO PACIENTE

Publicidade

No dia 9 de novembro, o Rio de Janeiro será o palco da discussão sobre como melhorar a segurança do paciente, tema do Pré-Congresso Internacional de Acreditação, que reunirá autoridades brasileiras e mundiais. Entre os convidados estão, o colaborador externo do programa de pesquisa para a Aliança Mundial de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Chefe da Divisão de Medicina Geral no Brigham and Womens Hospital, em Boston, o médico David Bates, que abrirá o evento falando sobre como a tecnologia da informação pode auxiliar na segurança do paciente.

Segundo ele, pelo menos um paciente a cada dez sofre o dano inadvertido: “Os pacientes são prejudicados às vezes pelo cuidado que recebem, mesmo que de forma não intencional”. Bates defende a prescrição automatizada que pode levar a redução de aproximadamente 80% na frequência dos erros de medicação. O médico assegura ainda que a codificação em barras e as bombas de infusão ‘inteligentes’ são outras duas áreas que têm potencial de melhorar a segurança do paciente. Bates adverte: “É importante o Brasil começar a implementar algumas dessas tecnologias para melhorar a segurança do paciente. A questão da segurança do paciente é um problema global. Contudo, muitas das soluções são comuns a diversos países.”

Informações sobre o Pré-Congresso, promovido pelo CBA, podem ser solicitadas através do e-mail rosangelaboigues@cbacred.org.br ou pelo site www.cbacred.org.br ou pelos telefones (21)3299.8241/3299.8242.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta