Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Congresso discute uso de ressonância magnética e tomografia no diagnóstico cardíaco

Publicidade

A evolução dos métodos radiológicos e suas aplicações para detectar e prevenir doenças do coração será um dos destaques da 32ª edição do Congresso Brasileiro de Radiologia, promovido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Sociedade de Radiologia de Pernambuco (SRPE). O evento acontece de 9 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, Recife. Três técnicas inovadoras para diagnosticar precocemente doenças do coração serão discutidas no evento: Tomografia Computadorizada Multi Slice, Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) e a Angio Ressonância Magnética Tridimensional com Gadolíneo. Os exames são capazes de caracterizar e quantificar as placas de ?ateroma? (gordura que obstrui a artéria), fazer uma escala da mesma e avaliar se o paciente a possui em maior ou menor grau. Auxiliam ainda na descoberta de doenças do miocárdio, infarto e até revelam se os pacientes têm pré-disposição para determinadas doenças cardíacas.
A Angio Ressonância Magnética, assim como outros métodos por imagem, podem reduzir substancialmente a necessidade do cateterismo ? intervenção cirúrgica feita para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares. Além de causar maior desconforto, pois o paciente precisa se recuperar do pós-operatório, o cateterismo eleva consideravelmente o custo do tratamento.
Em todo o País, apenas oito centros realizam a Angiotomografia das artérias coronárias com equipamentos de última geração e existem somente 20 centros com capacidade de realização de estudos radiológicos do coração por meio de Ressonância Magnética e outras técnicas.
Cerca de duas mil pessoas deverão participar do evento, que terá uma programação abrangente, abordando desde temas básicos ? ultra-sonografia geral, radiologia de cabeça e pescoço, radiologia mamária, pediátrica, músculo-esquelética e abdominal ? até assuntos mais complexos como diagnóstico precoce de má formação fetal, uso da medicina nuclear, entre outros.

Serviço
32.º Congresso Brasileiro de Radiologia
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
End: Complexo Viário Vice Governador Barreto Guimarães, s/n – Olinda/ PE
Inscrições: no local
Tel: (81) 3427.8000
E-mail: inscricoesrecife@cbr.org.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta