Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Conexão Médica promove atualização em gastroenterologia

Publicidade

No dia 14 de fevereiro, a partir das 9h, a Conexão Médica leva ao ar o Curso Nacional à Distância de Atualização em Gastroenterologia e Cirurgia Geral da NetGastro. O tema será Alimentos funcionais, diagnóstico precoce das hepatites virais, cólon irritável e doença diverticular dos cólon. O foco da aula é atualizar os profissionais da área de Gatroenterologia e especialidades correlatas quanto à importância da alimentação para o perfeito funcionamento do trato gastrointestinal, além de abordar problemas como prisão de ventre, hepatites e doença diverticular do cólon. CONEXÃO MÉDICA APRESENTA CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GASTROENTEROLOGIA
O curso será transmitido ao vivo estará aberto à interação pelo telefone 0800-770-7933 ou pelo e-mail pergunta@conexaomedica.com.br. Em seu terceiro ano consecutivo de transmissão via Conexão Médica, a programação volta com mais vigor e melhor formato pedagógico. De acordo com o Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti, professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da USP e diretor-presidente da NetGastro, “obtivemos excelentes resultados no ano passado na freqüência e no aproveitamento das aulas por parte dos profissionais de saúde. Em 2004, continuaremos levando aos médicos matérias atualizadas, a fim de que esses conhecimentos possam ser incorporados no exercício diário”.
A aula do próximo dia 14 será iniciada com o tema Papel dos alimentos na função gastrointestinal – Alimentos funcionais. A abordagem será em torno da importância dos alimentos na estimulação das atividades e na harmonia funcional do tubo digestivo. “É um tema de interesse diário dos médicos que lidam com essa questão. Enfocaremos especialmente os alimentos funcionais, que são aqueles que, além de desempenhar o seu papel fisiológico na nutrição, detêm um conteúdo específico oferecendo ao organismo humano um diferencial benéfico”, salienta dr. Pinotti. Um exemplo de alimento funcional é a soja, que além do seu conteúdo protéico, do hidrocarbonato e lipídio, tem substâncias flavonóides, protetoras contra o câncer da mama e da próstata.
Diretamente ligadas à alimentação, estão a popular prisão de ventre e a síndrome do cólon irritável, distúrbio intestinal que causa dores abdominais e diarréia em ocorrências alternadas. A síndrome do cólon irritável pode ter causa emocional ou alimentar e por isso, precisa de acompanhamento médico para que o tratamento mais adequado seja utilizado.
Ainda na mesma aula, serão apresentados os princípios da biologia molecular para os casos de hepatites virais. As hepatites B e C ainda configuram caso de saúde pública. Estão principalmente ligadas à higiene e à alimentação. Dr. Pinotti explica que, “embora a B possa ser controlada por vacinação, a população está praticamente desprotegida por desinformação e pelo pouco acesso aos centros de vacinação. A falta de acompanhamento e tratamento pode, em casos mais graves da fase crônica, levar ao transplante do fígado.
A doença diverticular dos cólons – inflamação que atinge os divertículos da parede do cólon e causa cólicas, diarréias, alteração nos hábitos intestinais e até mesmo sangramento – também será abordada durante o curso. “O profissional precisa ficar alerta às manifestações das complicações da doença e aplicar recursos diagnósticos adequados para, imediatamente, realizar a terapêutica oportuna e conveniente”, explica dr. Pinotti. Dentre os recursos terapêuticos, terá destaque a cirurgia laparoscópica com apresentação de suas indicações e técnicas empregadas.
Programação
9h: Abertura do Curso
Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti
9h10 – 9h35: Papel dos alimentos na função gastrointestinal – alimentos funcionais
Dra. Roselaine M.C. Oliveira
9h35 – 9h45: Interação
9h45 – 10h10: Prisão de ventre crônica – Síndrome do Cólon irritável
Prof. Dr. Marcus Túlio Haddad
10h10 – 10h20: Interação
10h20 – 10h45: Princípios da Biologia Molecular na prática médica: Importância no diagnóstico precoce das hepatites virais
Dra. Maria Lúcia Gomes Ferraz
10h45 – 10h55: Espaço Livre – Relaxamento
10h55 – 11h20: Síndromes perfurativas na Doença Diverticular dos cólons
Prof. Dr. Sérgio Brenner
11h20 – 11h30: Interação
11h30 – 11h55: Doença diverticular dos cólons hemorrágica. Caracterização diagnostica e tratamento
Dr. Fábio Campos
11h55 – 12h20: Interação
12h20 – 12h45: Doença Diverticular dos Cólons – Tratamento laparoscópico – quando e como ?
Prof. dr. Sérgio Regadas
12:45h – 13:00h Interação

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta