Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Como proteger seu autoclave, seus clientes e seu patrimônio

Publicidade

RECENTES PESQUISAS REALIZADAS REVELAM QUE GRANDE NÚMERO DE USUÁRIOS DE AUTOCLAVE DESCONHECEM AS VITAIS INFORMAÇÕES NOS MANUAIS.

Lamentavelmente pouquíssimos usuários mantêm estes equipamentos segundo as recomendações dos fabricantes. Desta forma, a Sercon toma a iniciativa de realizar uma “campanha nacional de conscientização” que visa assegurar duas condições imprescindíveis:

1- Garantir o processo de esterilização.

2- Garantir segurança ao usuário, ao paciente e a integridade do local.

As autoclaves são equipamentos que geram e acumulam pressão de vapor, sendo que se deve ter cautela e preparo ao operá-los, sempre precedida da leitura do manual, que orienta sobre os cuidados especiais que devem ser adotados, sendo estes configurados em 3 diretrizes primordiais:

1º Diretriz – Limpeza e Conservação – Realizar a limpeza nos itens descritos nos manuais, assim como a alimentação da autoclave com somente tipo de água compatível (normalmente destilada).

2º Diretriz – Manutenção Preventiva – Respeitar fielmente os períodos para calibração, testes, trocas de peças conforme suas periodicidades e validades, nunca devendo ser negligenciada, postergada ou remetida a pessoal não autorizado.

3º Diretriz – Manutenção Corretiva – Explica “Intervenção em caso de avaria no produto”.

Somente profissionais autorizados, qualificados e certificados por seus fabricantes poderão realizar as devidas manutenções, condição esta, inerente a garantia, performance e segurança do produto

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta