Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Como construir sua marca e logo em Saúde ? – Edgard Leite (Arbo)

Publicidade

Desde o ínicio da Projeto EmpreenderSaúde, nós sempre contamos com o Edgard Leite e a Érika Casotti da Arbo, que nos ajudaram a transformar a construir um logo e uma marca do jeito que sonhávamos. Em nossos eventos, novamente eles deram a contribuição deles com representações gráficas excelentes como de nosso evento “Anjos ou Não”. A Arbo também foi peça fundamental do meu projeto Mato Dentro New Beat, que reposicionou a marca Mato Dentro, de uma marca tradicional para uma marca premium com design e inovação.

ES:  Qual a importância da marca para a empresa ?

Arbo: Partindo do ponto de que a Marca é o nome da empresa, defendemos o fato de que a Marca é uma das coisas mais importantes e valiosas para uma empresa.

É através da Marca, do Logo, da Identidade Visual que lembramos de determinadas empresas, o que elas fazem, inclusive também lembramos negativamente de uma Marca se o contato com ela não foi satisfatório.

Observe que muitas marcas mudaram seus nomes, mas não os produtos e serviços que oferecem. Então o cuidado com a Marca é extremamente importante.

ES: Como fazer um logo com a cara do cliente ?

Arbo: A primeira etapa que buscamos é entender o negócio de cada cliente, entender o que ele oferece, quem é o público comprador e consumidor de fato, fazer uma análise em equipe sobre cada um, e propor caminhos criativos, e geralmente inovadores, para que a Marca saia não só com a cara do cliente, mas que já se posicione de forma diferente do que os concorrentes.

ES: Quais são os cuidados necessários para desenvolver uma marca para uma empresa de saúde ?

Arbo:Primeiro cuidado importante para desenvolver uma Marca, é ter pessoas dentro da agência que entendam a seriedade de determinados segmentos, como o da Saúde, por exemplo.

Saúde é sempre um tema muito importante porque todos, sem exceção, precisam ter uma boa saúde, e alguns erros nesta área podem ser fatais.

Uma Marca para uma empresa de Saúde precisa vender todos os cuidados que a empresa tem com seus clientes, e além de tudo mostrar seriedade, transparência e qualidade do serviço.

Cada detalhe vai ser melhor aplicado em atividades diferentes. Por exemplo: O produtor de algodão para os hospitais vai ter um tipo de dedicação e cuidado com a Marca, que serão diferentes dos hospitais, que de fato vão estar “responsáveis” por seus clientes. O tipo de comunicação, de abordagem e de marketing varia.

ES: Investir num logo e no desenvolvimento da marca trazem resultados para a empresa?

Arbo: O investimento no logo, até digo mais, o investimento na Marca como um todo é extremamente necessário, e trazem muitos resultados para a empresa. Cada vez existem mais opções de tudo que podemos comprar, e com isso aparece de tudo, empresa que oferece qualidade, empresa que oferece baixo custo e empresa que oferece qualidade e custo acessível. O consumidor está ficando cada vez mais exigente, crítico, tendo conhecimento das empresas em uma simples busca pela Internet, e muitos já não arriscam mais comprar um produto por preço, sem ter ouvido falar sobre a Marca que está ofertando os serviços e produtos.

E vai se destacar, quem além de todas as qualidades que possam ser oferecidas, a Marca que for conhecida e tiver excelente relação com seus clientes, desde uma venda bem efetuada até o pós-venda ativo fazendo o trabalho junto de seus clientes.

Na Área da Saúde isso se torna ainda mais importante. É muito comum ver empresas vendendo produtos e serviços, mas na hora do pós-vendas, quando esses clientes precisam resolver um problema, ficam perdidos em ligações para o Call Center. Existem muitas ações que podem ser feitas para amenizar o índice de reclamação e insatisfação dos clientes, sem ter que colocar uma equipe ligando para eles, aumento assim o custo com essa ação. No final, essa reclamação é contra a Marca, e não contra o atendente. É isto que as empresas precisam observar e não só o custo do investimento na Marca.

 ES: Existem cores mais indicadas para logos de empresas de Saúde?

Arbo: Hoje em dia não existe mais as cores mais indicadas. A cor verde está em evidência entre as empresas de saúde. O símbolo da Medicina é verde.

Mas o que existe são combinações de cores ou de cor, que harmonizam melhor com o conceito que cada empresa quer passar. A cor verde é muito utilizada em saúde, também pelas características que a cor passa. A cor verde tem grande afinidade com a natureza, é uma cor calmante, que traz um sentimento relaxante, de conforto, harmonia, etc.

No entanto, existem Planos de Saúde que usam a cor azul, vermelho, tem outras empresas de saúde que utilizam rosa, amarelo, roxo, de forma muito equilibrada, passando a mensagem final muito bem aplicada. Como também tem empresas que utilizam o verde de forma que não dá vontade de ter contato com aquela Marca. Por isso dizemos que é muito importante entender o negócio, ter na equipe pessoas que pensam além, pensam “fora da caixa”, para propor soluções atrativas aos clientes.

ES: Quem é a Arbo?

Arbo:A Arbo é uma empresa de Comunicação e Marketing que surgiu através da necessidade do mercado em uma empresa criativa que compreenda, respeite e trabalhe em torno das necessidades de seus clientes.

A Arbo faz trabalhos de comunicação por caminhos inovadores para que seus clientes se destaquem em seu mercado.

Uma das principais características da Arbo é gerar demanda para as empresas e utilizar inteligência, criatividade, tecnologia e sustentabilidade para cuidar das Marcas e fazer trabalhos que resultem em maior lucratividade para os clientes.

ES: Quais são as áreas da Arbo?

 A Arbo está segmentada em 5 áreas principais:

Branding | Gestão Estratégica de Marcas, Embalagem | Gestão de Inovação em Embalagens, Publicidade | Gestão Inteligente de Publicidade, Produtos | Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Consultoria | Assessoria e Suporte para Utilização de Marcas, e em cada uma dessas áreas a empresa desenvolve as peças necessárias para cada ação.

ES: Quem são os sócios da Arbo?

ArboÉ dirigida pelos sócios Edgard Leite – Diretor Comercial e Érika Casotti – Diretora de Projetos.

Edgard Leite é especialista em Artes Gráficas e Marketing.

Atuou na área de Marketing de grandes corporações do Ramo de Saúde, entre Operadoras Odontológicas e Consultoria de Saúde.

 Érika Casotti é especialista em Artes Gráficas e Embalagens.

Atuou no Mercado Gráfico com novas tecnologias de impressão e desenvolvimento de embalagens.

Conheça melhor o trabalho da Arbo:

 www.arbo-im.com.br | comercial@arbo-im.com.br

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

Equipe EmpreenderSaúde

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta