Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Comissões e câmaras técnicas: novos grupos começam a atuar em 2011

Publicidade

O plenário do CFM decidiu, em dezembro, criar as comissões de ações sociais, comunicação e integração de médicos de fronteira e as câmaras técnicas de hematologia, acupuntura, bioética e imagem. Os novos grupos começam a atuar no início de 2011, assim que suas composições forem definidas.
As comissões e câmaras técnicas do CFM são responsáveis pela discussão técnica e ética de assuntos relacionados ao exercício da medicina. Atualmente, a entidade possui 18 comissões e 23 câmaras técnicas internas. O CFM também tem representação em 22 comissões e grupos de trabalho externos e em 15 câmaras técnicas externas.
“As novas câmaras técnicas e comissões ocuparão espaços de colaboração científica e ética nos campos de atuação médica que não contavam com suas inserções. O CFM, com esses grupos de trabalho, contribui com o ético desempenho da medicina e com a assistência de saúde prestada à população brasileira”, explica Carlos Vital, vice-presidente do Conselho e diretor do Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas (DECCT).
O plenário aprovou outras mudanças relativas à estrutura de comissões e câmaras. A recém-criada câmara técnica de imagem irá incorporar a atual câmara técnica de radiologia. Por sugestão de Vital, a responsabilidade pela comissão permanente de sistematização das resoluções e pareceres dos conselhos de medicina deixou de ser do DECCT e passou para o Departamento de Processo-Consulta.
A também nova comissão de comunicação será ligada ao Setor de Imprensa do CFM. “Esta comissão cuidará de planejar a interlocução do Conselho Federal de Medicina com outras instituições e a sociedade, especialmente por meio da imprensa, dos instrumentos de comunicação da entidade e de campanhas publicitárias. Os canais e as formas de diálogo do CFM com seus interlocutores têm se tornado mais complexos”, afirma Desiré Carlos Callegari, 1º secretário do CFM e diretor dos setores de Imprensa e Informática.
O plenário encerrou as comissões e câmaras cujos trabalhos foram concluídos com a aprovação das resoluções que tratam de reprodução assistida, critérios para a realização de cirurgias buco-maxilo-facial e crânio-maxilo-facial e prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta