Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Coleta de sangue venoso tem manual atualizado

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) lançou a 2ª edição, revista e atualizada, do manual de coleta de sangue venoso.

Com o título “Recomendações da SBPC/ML para a coleta de sangue venoso”, a publicação destina-se a profissionais de nível técnico e nível superior de laboratórios clínicos e estudantes da área de Saúde.

Com mais de 100 páginas, o manual apresenta as causas que influenciam o resultado dos exames laboratoriais – que ocorrem na fase pré-analítica -, mostra como devem ser as instalações do local de coleta, explica o que é a fase pré-analítica para exames de sangue, descreve as técnicas de coleta de sangue, e os aspectos referentes à garantia da qualidade e segurança durante a coleta.

“Este documento visa à educação continuada e atende a missão da SBPC/ML de difundir o conhecimento. Ele aborda conceitos que têm como base diretrizes nacionais e internacionais”, disse o vice-diretor Científico da SBPC/ML, Nairo Sumita, que preside a Comissão de Coleta de Sangue Venoso da SBPC/ML. Sumita disse, também, que o manual pode ser considerada uma publicação inédita porque não existe outro semelhante no mundo.

O manual está em formato “pdf”, disponível para download gratuito, consulta e impressão na Biblioteca Digital SBPC/ML (http://www.bibliotecasbpc.org.br).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta