Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

CME aprova medicina paliativa como área de atuação

Publicidade

A Comissão Mista de Especialidades (CME) emitiu parecer favorável à criação da área de atuação em Medicina Paliativa, em reunião realizada no dia 23 de setembro, no Conselho Federal de Medicina (CFM). A área tem interface com as especialidades médicas de Clínica Médica, Cancerologia, Geriatria e Gerontologia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   
“Agora, a AMB identificará se mais alguma especialidade tem interface com a área e, feito isso, a Comissão Nacional de Residência Médica definirá os detalhes dos programas de residência e centros de formação”, explicou Aldemir Soares, secretário-geral da AMB, conselheiro federal suplente e representante da Associação Médica na CME.
Outro item analisado refere-se à solicitação feita pela SOBED de reconhecimento da Endoscopia Digestiva como especialidade médica. Os representantes da sociedade apresentaram suas justificativas, ficando decidido que a CME indicará um relator para analisar o processo e emitir um parecer, ao mesmo tempo em que consultará as Sociedades que apresentam interface com a área.
A CME debateu também os requerimentos das Sociedades de Pneumologia e Tisiologia, que solicita a criação de área de atuação em Medicina do Sono; e de Hepatologia, que requer a ampliação do período de residência médica na área de atuação em Hepatologia de um para dois anos após o pré-requisito e ampliação do espectro da Hepatologia para que seja também área de atuação da Clínica Médica e da Infectologia.
A AMB encaminhou ainda à CME o parecer das especialidades envolvidas na área de atuação em Dor para aprovação da ampliação. Ficou acertado que um representante da Comissão de Dor da AMB será convidado a participar da próxima reunião da CME.
Também estavam presentes à reunião o coordenador da Comissão Mista, Antonio Gonçalves Pinheiro (CFM), e Maria do Patrocínio Tenório Nunes (CNRM).
*Com informações da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta