Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cirurgia gratuita de recuperação auditiva marca dia de combate à surdez

Publicidade

A centésima cirurgia de recuperação auditiva gratuita, financiada pelo SUS, será o ponto alto da comemoração do Dia Nacional de Combate à Surdez, 10 de novembro. A operação com a técnica de implante coclear, dirigida pelo Professor Doutor Ricardo Ferreira Bento, presidente da Fundação Otorrinolaringologia, será exibida à imprensa através de circuito fechado de vídeo. A cirurgia consiste na implantação de um aparelho no sistema auditivo de uma pessoa com 100% de deficiência auditiva, fazendo com que o paciente volte a ouvir. O dispositivo implantado é o Nucleus 24, importado pela Politec (representante da fabricante australiana Coclear).
O custo do aparelho fica em torno de R$ 50 mil, e a cirurgia ainda não tem cobertura dos planos de saúde. O Sistema Único de Saúde viabiliza a cirurgia para os pacientes que não têm condições financeiras de pagar o implante. O SUS passou a financiar a reabilitação de deficientes auditivos em 2000, com a regulamentação de uma portaria assinada em 1999.
O Hospital das Clínicas, de São Paulo, oferece o tratamento a pacientes com deficiência auditiva que procuram seu ambulatório. Atualmente, a fila de espera para a cirurgia é de 12 meses mais ou menos, depois de uma triagem médica, psicológica, fonoaudiológica e de assistência social. O centésimo implante sintetiza o sucesso de um esforço conjunto entre a Fundação Otorrinolaringologia, o Hospital das Clínicas e a equipe médica da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta