Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cimento ósseo auxilia no tratamento da coluna

Publicidade

O uso do “cimento cirúrgico” no tratamento da coluna vertebral está revolucionando a Vertebroplastia. Trata-se de uma substância acrílica similar ao cimento, que permite o assentamento e a fixação da vértebra fraturada.
A “Vertebroplastia Percutânea” é utilizada para corrigir fraturas e a perda óssea na coluna vertebral. Aos poucos, essa nova tecnologia vem sendo descoberta pelos brasileiros como alternativa para pôr fim a alguns males causados à coluna, provocados pela osteoporose.
“Trata-se de um procedimento de intervenção minimamente invasivo, que consiste na injeção percutânea – através da pele – de uma substância (polimetilmetacrilato) dentro do corpo vertebral fraturado ou fragilizado, guiado por fluoroscopia”, explica Marco Aurélio Braz de Lima, médico neurocirurgião, responsável Técnico pelo Grupo de Tratamento de Doenças da Coluna – Coluna-coM, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no Rio de Janeiro.
O tratamento submete o paciente apenas à sedação ou, em alguns casos, à anestesia geral. “O procedimento é feito, em média, em 30 minutos, e a permanência do paciente no hospital geralmente não ultrapassa 24 horas, recebendo alta já andando e, em 90% das vezes, totalmente livres da dor”, relata.
Segundo o especialista a Vertebroplastia Percutânea trás avanços à medicina e alterações positivas nas estatísticas de desdobramentos graves causados pela osteoporose.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta