Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cientistas criam teste para detectar 15 mil doenças

Publicidade

Cientistas britânicos acabam de desenvolver um novo teste de mapeamento genético que pode descobrir 15 mil doenças hereditárias. Sob um custo de 1,5 libras, o que corresponde a R$ 5,7 mil, a equipe do instituto de pesquisas Bridge Centre de Londres acredita que o produto estará disponível ao mercado em 2009.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique
De acordo com os pesquisadores os testes atualmente disponíveis demoram muito mais tempo para ficarem prontos e são capazes de descobrir a existência de apenas 2% dessas doenças.
O chamado karyomapping prevê a retirada de uma célula de um embrião de oito dias de idade criado seguindo a técnica de fertilização in vitro. Amostras de DNA são retiradas dos pais e avós do embrião e, em geral, de outro integrante da família, como alguém que é portador de uma doença hereditária.
Com análise de 300 mil marcações específicas, é possível criar um mapa genético da família. Além de verificar sinais associados a doenças hereditárias, o teste pode ser usado para detectar o perfil genético da pessoa, determinando o grau de suscetibilidade de condições como doenças cardíacas ou câncer.
O teste ainda vai ser submetido às agências reguladoras britânicas, que deverão autorizar ou não o uso deste modelo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta