Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Chinesa Margaret Chan é nova diretora-geral da OMS

Publicidade

A candidata chinesa Margaret Chan foi designada nesta quarta-feira, 8, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), em votação realizada pelo conselho executivo da entidade. O principal adversário era o candidato do México, Julio Frenk. Chan assume a diretoria no dia 4 de janeiro de 2007. Seu mandato termina em 30 de junho de 2012. A escolha da nova diretora aconteceu em decorrência da morte do ex-diretor-geral, Dr. LEE Jong-wook, em 22 de maio deste ano. Nesta segunda-feira, o principal executivo, Dr. Fernando Antezana Araníbar, da Bolívia, selecionou uma pequena lista de candidatos.
A nomeação será submetida à Assembléia Mundial de Saúde, em sessão especial que será realizada nesta quinta-feira, dia 9. Aos 59 anos, Chan é uma figura pública bem quista devido à liderança na luta por doenças, com início em Hong Kong e, recentemente, na OMS. Durante os nove anos como diretora de Saúde, Chan combateu a gripe aviária em 2005 e derrotou com sucesso o SARS em Hong Kong em 2003.
Ela ainda introduziu cuidados primários de saúde com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, incentivando estilos de vida saudáveis. Em 2003, integrou a OMS como diretora-assistente de comunicações de doenças.
Dr Chan é formada em medicina pela Universidade de Ontário, no Canadá e em saúde pública pela Universidade Nacional de Singapura.
Leia MaisNova diretora da OMS dará prioridade para saúde de mulheres e africanos

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta