Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

China testa vacina contra Sars

Publicidade

Cientistas chineses começaram a fazer os primeiros testes em humanos de uma vacina contra a síndrome respiratória aguda grave (Sars). Quatro voluntários, três homens e uma mulher, todos estudantes universitários, receberam doses da vacina no final de maio, no Hospital da Amizade Chinesa-Japonesa, em Pequim, segundo a agência de notícias SciDev.Net. Resultados preliminares não indicaram sinais de efeitos colaterais e foram considerados ?otimistas? pelos pesquisadores chineses, informa a Agência Fapesp. A primeira fase de testes tem como objetivo garantir a segurança da vacina para uso em humanos. A segunda fase, que irá explorar a eficácia do produto, envolverá mais participantes.
A vacina foi desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech e foi bem sucedida em experimentos com animais, incluindo macacos, de acordo com os pesquisadores chineses. Cientistas nos Estados Unidos haviam testado com sucesso uma vacina contra a Sars em animais, mas a experiência chinesa é a primeira com humanos.
A síndrome respiratória aguda grave apareceu inicialmente na província chinesa de Guangdong, no final de 2002, tendo se espalhado por diversos países no ano seguinte. Mais de 8 mil pessoas já foram infectadas pela doença, que provocou 774 mortes até julho de 2003. A Sars foi considerada controlada, mas em abril oito novos casos, com uma morte, trouxeram o problema novamente à tona.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta