Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Centrinho inicia campanha de prevenção a acidentes

Publicidade

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) do campus da Universidade de São Paulo, de Bauru, inicia hoje “Semana de Qualidade em sua Vida”, com palestras com especialistas. Neste ano, pela primeira vez, qualquer cidadão da comunidade poderá participar. É também inédita a união das quatro CIPA´s (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) – do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), PCAB (Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru), FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru) e Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais) para realizar o evento de forma integrada. Sob o slogan “Uma semana de qualidade em sua vida”, o evento teve a sua programação definida a partir de uma pesquisa de opinião. Curiosamente, um tema que não tem ligação direta com acidentes de trabalho foi o campeão de pedidos de palestra: Orçamento Familiar.
Hoje o economista Reinaldo Cafeo vai falar sobre causas e desequilíbrios do orçamento familiar. No dia 7 será a vez da fisioterapeuta especializada em fisioterapia do trabalho, Renata Ribeiro Ramires Cafeo, abordar a qualidade de vida dentro e fora do trabalho. No dia 8, a chefe do serviço de nutrição do Centrinho/USP, Suely Prieto de Barros Almeida Peres, vai dar dicas sobre alimentação saudável.
Já o tema “Prevenção ao câncer bucal” será abordado no dia 9 pelo professor do departamento de estomatologia da FOB, Alberto Consolaro, e no dia 10 será a vez do neurocirurgião Adriano Yacubian Fernandes tratar de prevenção a traumas de crânio e da medula. A palestra de Yacubian Fernandes será a única no período da tarde. Todas as outras serão às 9h no auditório do centro odontológico do Centrinho, exceto a abertura com Reinaldo Cafeo, marcada para o salão nobre da FOB, também às 9h.
Segundo a Previdência Social, cerca de 5 mil trabalhadores brasileiros morrem por ano vítimas de 400 mil acidentes de trabalho. Em 1996 – um dos períodos estatísticos mais críticos da história – o Brasil (cuja média é de uma morte para cada 71 ocorrências) teve mais acidentes de trabalho que 19 países europeus juntos. Dessa forma, o risco de morte por acidente de trabalho no país é cerca de dez vezes maior do que em qualquer país da Europa. Segundo o Anuário Estatístico da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1997, na Índia a taxa é de 0,42 acidentes fatais por mil pessoas seguradas. Em seguida vem a Coréia, com 0,33; El Salvador, com 0,25 e Brasil – um dos quatro recordistas – com 0,23.
Serviço:
SIPAT Integrada 2003 – Centrinho, Funcraf, FOB e PCAB
Períodos: 06 a 10/10, no campus da USP, sempre às 9h (exceção para dia 10, com palestra às 14h). Endereço Centrinho: rua Silvio Marchione, 3-20, Vl. Universitária.
Informações e inscrições gratuitas: fones 3235 8437//3235 8211, ou pelo e-mail eventos@centrinho.usp.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta