Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

CBA lança padrões de acreditação para operadores

Publicidade

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), em parceria com a Joint Commission International (JCI), lançou na última terça (14) o Manual de Padrões de Acreditação para Operadores de Planos de Saúde.  A estimativa é de que esse novo documento CBA esteja disponível às 1.200 operadoras do Brasil até o próximo mês.

Na ocasião, foi instalado o Comitê de Acreditação para Operadoras de Planos de Saúde. “O objetivo é de que a acreditação se traduza em melhoria para os usuários e prestadores de serviços dos planos de saúde, já que os padrões do Manual buscam definir as melhores práticas, que reflitam na melhoria contínua da qualidade dos serviços”, disse a superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos.

A avaliação para acreditação terá como parâmetros os padrões contidos no Manual de Padrões de Acreditação do CBA/JCI para Planos de Saúde, e em outros instrumentos que permitam conhecer a conformidade do Plano de Saúde com uma lista de indicadores de qualidade assistencial e também, no nível de satisfação de contratantes e usuários consumidores do Plano de Saúde.

O comitê é formado por nove integrantes das diversas áreas que compõem os interesses da saúde suplementar (operadoras de planos de saúde, de prestadores de serviços, de empresas compradoras dos serviços de operadoras, de profissionais de saúde e de usuários). As atribuições de seus representates será aprovar os padrões para análise da qualidade dos serviços prestados por planos de saúde e examinar as conformidades dos planos, aprovando a outorga de certificado de acreditação. Cabe ainda ao Comitê, aprovar as diretrizes para programas de educação, estudos, pesquisas e publicações e também, aprovar e adotar manuais de padrões internacionais de interesse para aplicação na avaliação de Planos de Saúde.

*Com  informações do Portal Segs

Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta