HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Case de sucesso: Implementação de Plataforma Tecnológica para melhor visão da Operação hospitalar

Como em qualquer outra atividade, os sistemas de informações vêm sendo utilizados em grande escala, inclusive na área da saúde.

Diante da complexidade dos processos e operações de negócio, a criticidade do setor e uma infinidade de normas regulatórias, é notória a dependência de um sistema que auxilie na sua operacionalização.

Porém, os gestores estratégicos e tomadores de decisões precisam de informações mais precisas, de forma mais rápida e analíticas para facilitar o entendimento do seu negócio, inclusive com acompanhamento em tempo real, simulação de cenários futuros e controle sobre normas que regem o seu funcionamento.

Para atender a essas demandas, surgem os sistemas de inteligência de negócios baseada em dados utilizando-se do conceito de Big Data.

Diante desse cenário, a G2 Works, em parceria com a InterSystem, desenvolveu o Cloud Analytics, uma plataforma tecnológica para análise de dados que permitiu ao Wood County Hospital, nos EUA, ter uma visão clara de suas operações identificando ineficiências.

O cenário

A informação eletrônica era abundante, mas espalhada em vários sistemas, tornando difícil para o hospital alavancar o tipo de inteligência de negócios que precisava.
Nenhum dos pontos eram conectados. Por exemplo, o Wood  County Hospital não podia ver tendências em suas operações ou identificar gargalos em seu departamento de emergência.
Também não conseguia monitorar como os pacientes estavam sendo classificados, dentre outros problemas.

Analytics como um serviço

O Cloud Analytics como um Serviço usa o HealthShare®, da InterSystem, para tirar os dados de várias fontes, normalizá-lo e torná-lo relatável. Combinado com a estrutura de visualização do G2 Works, o HealthShare® permite o desenvolvimento rápido de painéis personalizados, que fornecem uma visão longitudinal dos dados do paciente para fornecer análises fáceis de entender.

“Foi fácil para nós trazer os dados de várias fontes e criar as visões do painel de controle”, disse o Chief Technology Officer  (CTO) do G2, Scott Kahler.

“A HealthShare® nos deu a infra-estrutura que nós levaríamos 14 meses para construir”, acrescentou Kahler. Com o HealthShare®, o G2 Works pôde criar um protótipo dentro de 30 dias e passar para a produção em poucos meses.
“Com o HealthShare®, podemos oferecer praticamente qualquer tipo de análise de saúde”.

Plataforma Tecnológica de suporte à decisão é possível:

  • Captar informações sobre a saúde de todos os envolvidos;
  • Compartilhar essa informação de maneira significativa entre todos no processo;
  • Analisar e compreender toda a informação, estruturada e não estruturada;
  • Agir diante desse entendimento para impulsionar melhorias.

A adoção de uma Plataforma Tecnológica de suporte à decisão, portanto, aumenta o conhecimento do próprio negócio, para então tomar decisões mais assertivas e eficientes. Além da atualidade da informação, que deverá responder em tempo hábil às necessidades do negócio – por exemplo, analisar os dados em tempo de agir em vez de reagir.

Soluções como a criada pela G2 Works e utilizada pelo Wood County Hospital visam colocar nas mãos dos gestores a capacidade de avaliação dos seus negócios, a percepção dos risco, o gap entre o planejado e realizado e as tendências do negócio, permitindo tomar melhores decisões.

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta