Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Casa de Saúde São José incentiva aleitamento materno

Publicidade

A Casa de Saúde São José, do Rio de Janeiro (RJ), comemora o lançamento de um serviço inédito que beneficia as mães e, especialmente, os bebês. Considerando que o leite materno contém elementos indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido, o hospital apoiou um grupo de enfermeiras na formação do GIAM (Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno), que utiliza, desenvolve e incentiva o aleitamento nas dependências da Maternidade, dentro das normas da Unicef, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. O serviço de amamentação começa quando o recém-nascido completa 24 horas de vida e recebe o segundo banho, no quarto ? o primeiro é dado ainda no berçário, assim que ele nasce. As enfermeiras orientam as mães, muitas vezes inexperientes, sobre como amamentar corretamente. Além disso, esclarecem dúvidas durante todo o tempo em que a paciente permanece internada, geralmente entre dois e três dias.
A novidade começou a ser realizada em caráter experimental desde 2003 e, graças à aprovação das mamães, foi implantada definitivamente pelo hospital. Segundo Alex Moraes, gerente de Enfermagem da Casa de Saúde São José, muitas pacientes deixam de aleitar por falta de informação. ?Com este serviço, buscamos orientá-las, esclarecer dúvidas e, acima de tudo, incentivar a amamentação pelo maior tempo possível?, disse, ressaltando que à frente de todo o trabalho estão três enfermeiras de nível superior: Adriana Loureiro (responsável pela Clínica Obstétrica e Cirúrgica), Adriana Marins (responsável pelo Centro Obstétrico e Berçário) e Fátima Cristina Mattara (responsável pela Clínica).
O aleitamento materno é a primeira oportunidade de criação do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê depois do nascimento. Entre os inúmeros benefícios que ele pode trazer à criança estão o poder de imunização e o desenvolvimento cerebral. Além disso, por ser a amamentação um ato de carinho tão íntimo entre mãe e bebê, pediatras acreditam que ele tenha um papel fundamental no desenvolvimento psíquico, o que torna o bebê apto a se relacionar de forma saudável com outras pessoas no futuro.
Além de orientar pais e mães sobre a amamentação, o GIAM inclui um serviço de orientação sobre os cuidados com os bebês: banho, troca de fraldas, curativos do coto umbilical, entre outros. O grupo também é responsável pela capacitação e supervisão da equipe de técnicos de enfermagem, garantindo assim a qualidade da assistência, uma tradição da Casa de Saúde São José.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta