Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Cartão Nacional de Saúde é lançado no Rio

Publicidade

O Ministério da Saúde lançou, no Rio, o Cartão Nacional de Saúde. O projeto, que tem o objetivo de centralizar todas as informações sobre o paciente em um único cartão, já tem 99 milhões de pessoas cadastradas no país. O cartão funciona como um histórico com os remédios, os exames e os pedidos de consulta feitos pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional. Inicialmente o cartão será distribuído a 1,2 milhão de usuários de postos de saúde da zona oeste e de parte da zona norte do município. A previsão é que até 2007, 4 milhões de pessoas, em toda a cidade do Rio de Janeiro, terão o documento.
“Por que isso é importante? Como a pessoa, muitas vezes, vive de aluguel e muda dentro de uma cidade ou mesmo muda de cidade. Aonde ela chegar e houver o sistema do Cartão do SUS, ela terá os dados todos de sua vida. Isso economiza recursos, melhora o atendimento ao usuário, economiza tempo dos funcionários e serve para marcar consultas”, disse Ronaldo Cezar.
O Cartão Nacional de Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2000 e começou a ser implantado em todos os municípios em 2001. O cadastramento é feito pelas prefeituras e remetido ao governo federal. Depois do pedido de cadastramento, os usuários recebem o cartão com um número nacional, que é reconhecido em todas as unidades de saúde que fazem parte do Sistema Nacional de Informações em Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta