Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Capitolio consolida números sobre saúde suplementar

Publicidade

A Captolio Consultin, empresa especializada na elaboração de estudos voltados para o setor de seguros e planos de saúde, está finalizando a primeira a fase de uma pesquisa feita a partir das informações constantes dos balanços divulgados recentemente, pelas seguradoras e operadoras de planos de saúde, relativos aos anos de 2001 e 2002. Até o momento foram levantados e tabulados cerca de mil operadoras de planos de saúde e seguradoras especializadas. Atualmente, das 2.347 operadoras registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar, cerca de 300 são consideradas grandes ou médias, ou seja, têm mais de 20 mil beneficiários inscritos nos seus planos de saúde.
Entre alguns dos números surpreendentes da primeira fase do estudo, apesar de preliminares, estão os índices de solvência do setor. De acordo com as normas em vigor, esse índice corresponde ao volume em reais de suas vendas anuais e de planos de saúde, dividido pelo seu patrimônio líquido e que deve ficar no máximo ao redor de 6. Já os índices de sinistralidade, que é o quanto as empresas gastaram com os atendimentos aos seus usuários, versus quanto arrecadaram com as mensalidades dos planos, devem ficar no máximo em torno dos 75%.
Na segunda fase do estudo, já iniciada, as operadoras serão agrupadas e estudadas de acordo com o porte (pequenas, médias e grandes) e com a natureza jurídica e segmentação (seguradoras, cooperativas médicas). Com isso espera-se revelar diferenças em números indicativos de solvência e sinistralidade.
O relatório deve ficar pronto no final do mês de maio, quando será iniciada a comercialização junto às entidades e empresas do setor de saúde suplementar e servir de subsídio para os participantes do Fórum de Discussão do Setor de Saúde, previsto para acontecer nos meses de junho, agosto e setembro, anunciado pelo Ministro da Saúde, Humberto Costa.
Maiores informações sobre o estudo da Capitolio através do e-mail capitolio@capitolio.com.br ou da central (61) 327-2970.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta