Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

CÂNCER DE BOCA: É HORA DE PREVINIR

Publicidade

De acordo com pesquisa publicada recentemente pelo British Medical Journal, a prática de sexo oral em mais de quatro pessoas ao longo da vida aumenta em até três vezes as chances de se desenvolver câncer de boca. A causa estaria na presença do Papilomavírus Humano (HPV), também relacionado a mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero. A pesquisa foi feita com 10 mil pessoas.

Para detectar a doença, caso não haja alterações na cavidade bucal uma visita anual ao odontologista é suficiente. Dr. João Nunes, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no Distrito Federal e médico do Centro de Câncer de Brasília, recomenda atenção extra para lesões na boca com aspecto branco-nacarado e que não melhoram com o tempo.

Além do câncer de boca e de colo de útero, o HPV também está ligado aos cânceres de pênis e canal anal. A prática de sexo seguro é a medida preventiva, com o uso do preservativo. No caso do sexo oral, recomenda-se o uso de preservativos para o homem – o mercado já oferece camisinhas com sem o sabor do látex – e plástico filme para mulheres.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta